PUBLICAÇÕES


Organizador: Edda Curi
Ano: 2010

Professores que ensinam matemática: conhecimentos, crenças e práticas

Este livro é fruto de investigações realizadas por um grupo de professores-pesquisadores que tem por objetivo analisar situações de ensino e aprendizagem em Matemática, destacando elementos e metodologias. Os textos aqui reunidos abordam uma diversidade conhecimentos, crenças e práticas que fazem parte da realidade desses professores, possibilitando uma reflexão profícua sobre o processo de aprender e ensinar Matemática a outros professores, que desse saber fazem seu oficio e vocação.





AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: SABERES E DIFICULDADES EM MATEMÁTICA REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL                                              
Este capítulo apresenta uma análise dos saberes e dificuldades de alunos do 4º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental (4ª série), revelados por meio de produções escritas que avaliaram as habilidades em compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal. A avaliação diagnóstica, instrumento indispensável nas atividades docentes,  apresenta um papel fundamental oferecendo elementos auxiliam repensar as práticas pedagógicas contribuindo para tomada de decisão tendo em vista o que o aluno já sabe ou ainda precisa aprender. A análise dos registros dos alunos, permitiu identificar os saberes oculto por trás dos erros cometidos nas produções escritas e ainda, identificar a origem de algumas dificuldades em matemática que ainda persistem ao final das séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário